Como evitar sermos copiados

DSC_2269-1

Ontem disseste-me uma coisa fantástica.

Já várias vezes me tinhas comentado que estavas aborrecida porque uma colega copiava tudo o que tu fazias.
Os desenhos, os trabalhos, as brincadeiras …

E então eu perguntei:
“e o que achas que podes fazer para evitares isso? Para ela não te copiar?”.

E tu pensaste um bocado – muito pouco – e depois disseste:
“é fazer coisas que ela não sabe fazer!”

E depois contaste-me como tua amiga não sabia fazer a roda, que aterrava sempre com pernas de sapo.

E eu fiquei … maravilhada. É de facto tão simples.

Muito frequentemente tanto eu como outras pessoas que eu gosto se deparam com as cópias e imitações, pessoas que nos deixam fazer o trabalho criativo, e que depois copiam, conceitos, ideias, seja o que fôr, às vezes tudo.

E sim, a única solução é realmente sermos melhores, fazermos coisas que os outros não sabem fazer, e mudarmos depressa para que quando os outros começam a querer fazer igual, nós já estarmos novamente um passo à frente.

Obrigada Mafi, meu amor!

ps. é claro que depois disso tive uma conversa “educativa e politicamente correcta” contigo a dizer que nem todos eram obrigados a saber fazer tudo igualmente bem etc etc e blabla…. mas a questão não está aí e eu não sou um blog educativo 😉

Comments 20

      • lu 06/11/2014

        as crianças na sua pureza e inocência são tão sábias.

      • lu 06/11/2014

        e por isso que os aspergers sofrem tanto, pq não seguem os padrões e regras da sociedade e porque não têm filtros, só dizem o que pensam.

      • Daniela 06/11/2014

        pois. é dificil dizer sempre o que pensamos. tb é dificil às vezes não podermos dizer o que pensamos.

  1. Diana 06/11/2014

    Boa resposta! O meu também às vezes se queixa que um amiguinho o copia e digo-lhe sempre para ver isso como um elogio, o amigo gosta do que ele faz, por isso quer fazer igual. Mas esta solução é melhor, vou testa-lá! Desculpa o copianço! 😀

      • catarinasimoes 06/11/2014

        e entregávamos muito bem daniela! elas têm soluções. e soluções bem mais praticas e justas… porque será que crescemos?! porque nos ensinam a ser assim? tão previsíveis, complicados e clichés…
        lição do dia. vou leva-la comigo também.
        toma lá :)!

      • Daniela 06/11/2014

        adormeço sempre cheia de sono…
        a mafi fala comigo antes de dormir. muito.
        e como já escrevi, tantas vezes me esqueço do que ela me diz. e ontem pensei assim “nao te esqueças, não te esqueças… é importante, é muito importante”. e é mesmo.
        tantas vezes devia fazer o que ela diz ou sugere, porque tantas vezes ela é bem mais sensata que eu.
        no outro dia disse-me “mãe, temos de arranjar uma bica de agua para a loja. porque assim, quando as crianças forem lá, se tiverem cedo, já podem beber água”. e vê la que é mesmo boa ideia 🙂

      • miriamreis 07/11/2014

        tens que passar a ter um caderninho mini sempre contigo antes de dormir!! sério.
        é esta exactamente a resposta =) já falámos 1000x disto. lindo é que aos 5 anos já a maxi a sabe.

      • Daniela 07/11/2014

        é mesmo.- até eu se calhar ja sabia aos 5 e dps esqueci-me 😉
        mas agora SEI 🙂

Leave a Reply

